14 de fev de 2012

A literatura e os gêneros literários

Pessoal,
Sobre o conceito de literatura, nossa primeira matéria, você precisa se lembrar que não há um conceito unívoco, mas que a Literatura pode ser entendida como a arte da palavra, pois o artista ao "trabalhar" os possíveis sentidos de um termo, cria significados simbólicos, os quais ultrapassam o sentido objetivo, reconhecido como verdade absoluta, a concepção dicionarizada.
Ai, você pode dizer: "Dani, continuo sem entender..."

Vamos ao texto então:
Explicação de poesia sem ninguém pedir

Um trem de ferro é uma coisa mecânica,
mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou minha vida,
virou só sentimento.
Adélia Prado

No poema, o significado de trem de ferro vai além da descrição funcional (coisa mecânica): ele representa as chegadas e partidas, traz ou leva pessoas de quem gostamos e, assim, "atravessa" a vida das pessoas, transforma-se em sentimento.

Fica tudo bem claro para você, aluno esperto, que prestou atenção nas palavras do poeta Manoel de Barros lidas em sala:

O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a
imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa.
Passou um homem depois e disse: Essa volta que o
rio faz por trás de sua casa se chama enseada.
Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que
fazia uma volta atrás de casa.
Era uma enseada.
Acho que o nome empobreceu a imagem.

A literatura cria as condições para que também nós, leitores, olhemos de modo inovador para o mundo e, ao fazer isso, reconheçamos uma beleza que, à primeira vista, não parecia estar ali.

Além disso, a literatura exerce alguns papéis importantes na sociedade, como: ajudar o homem a sonhar, descansando-o dos problemas cotidianos; provocar reflexão sobre a realidade (já que sozinha não consegue mudar o mundo), instigando o homem a mudar de comportamento; denunciar a realidade, ensinando-nos a construir uma vida melhor, isso sem falar no prazer que o hábito de ler proporciona a quem o possui. 

Veja o vídeo a seguir e tudo ficará claro como o sol do meio-dia:



GÊNEROS LITERÁRIOS
Aqui, vale fazer uma pausa para falar dos gêneros literários. 
Gênero é a denominação que damos ao conjunto de obras que possuem características semelhantes de forma e conteúdo.
Em sala falamos sobre a definição clássica, cunhada pelo filósofo grego Aristóteles, a qual pressupõe três gêneros:

O Épico: são aquelas narrativas que contam os feitos extraordinários de um herói. Segundo Aristóteles, é a palavra contada, ou seja, é o bom e velho "contar histórias". Nas composições desse gênero há a presença de um narrador, que conta uma história em versos, em um longo poema que ressalta a figura de um herói, um povo ou uma nação. Geralmente envolvem aventuras, guerras, viagens e façanhas heroicas e apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de heróis e feitos grandiosos. Os poemas épicos chamam-se epopeias. As principais epopeias da cultura ocidental são a Ilíada e a Odisséia, de Homero, a Eneida, de Virgilio, Os lusíadas, de Luis de Camões.
Veja o trailler do filme "300", o qual conta os feitos do espartanos em busca de, heroicamente, defender seu povo, sua terra:


 É importante guardar na memória que esse gênero evoluiu, adquiriu outras formas. Hoje temos como uma vertente do gênero épico, o GÊNERO NARRATIVO. Assim, os romances, contos,  novelas e crônica são parentes dos textos épicos, pois também se prestam a narrar uma história ficcional. Uma diferença importante reside no fato de que o herói dessas novas narrativas são pessoas comuns, e não mais seres predestinados por deuses para salvar o seu povo. Modernamente, o herói é uma pessoal "normal", o que o define como personagem destaque é a força de seu caráter.

O Lírico: gênero ligado à expressão do mundo interior, ou seja, fala de sentimentos, emoções e estados de espírito (não é só amor não, hein!). A palavra cantada, conforme a definição aristotélica.

Veja aí o texto da Florbela Espanca (Fanatismo - este poema foi gravado pelo cantor Raimundo Fagner!):
Fanatismo
Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, vivo de rastros:
"Ah!  Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

Nos  dois primeiros quartetos, o eu lírico (uma mulher) revela a força do amor que sente: seus olhos enxergam apenas o amado (por isso "andam cegos"), que se transformou na sua própria vida, o sentimento que toma conta de seu ser.

No dois últimos tercetos, ao ouvir a opinião de outras pessoas sobre a transitoriedade do amor ("tudo no mundo é frágil, tudo passa"), o eu lírico responde que o ser amado passou a ser seu "princípio" e seu "fim".

Após a análise do poema, de observar essa dedicação cega, absoluta fica fácil entender porque seu título é Fanatismo, não é mesmo?!!!

O Dramático: são os personagens "em ação". É o texto sendo dramatizado, encenado. O gênero dramático expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. Os atores fazem o papel das personagens.Exemplo claro é o teatro que conhecemos hoje, o qual possui o seu germe na Antiguidade Clássica.
Leia, a seguir, o diálogo de Édipo e Jocasta (na cena anterior, Creonte, irmão de Jocasta, a partir da fala de um adivinho, acusa Édipo de ter matado Laio):

Jocasta - Mas, pelos deuses, Édipo, dize-me: por que razão te levaste a tão forte cólera?
Édipo - Vou dizer-te, minha mulher, porque te venero mais do que a todos os tebanos! Foi por causa de Creonte, e da trama que urdiu contra mim.
Jocasta – Explica-me bem o que houve, para que eu veja se tuas palavras me convencem.
Édipo – Ele resume que tenha sido eu o matador de Laio!
Teatro Grego. São Paulo: Cultrix,1964.
Aqui, um vídeo super bom sobre o gênero em questão e também sobre Édipo Rei:

Mas, enfim, o que torna um texto literário?
A linguagem e o uso que se faz dela são as chaves: em um texto literário temos uma dimensão estética, plurissignificativa, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. No texto não-literário, a preocupação é com a  informação mais objetiva, real, científica, dicionarizada.


Beijos!

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