1 de mai de 2011

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE

Olá, pessoal!

Disse em sala que deixaria aqui os exercícios referentes à recuperação. As atividades a seguir estão descriminadas conforme a série.

Critérios (para todas as turmas):
- Seu trabalho pode ser feito digitado ou manuscritamente.
- Entregue perguntas e respostas, em material organizado e caprichado.
-Entregar na quarta-feira, 04-05. Caso eu não tenha aula na turma, poderão entregar Dayse ou qualquer outra pessoa da coordenação do colégio.

Bom estudo, queridos! Torço pelo sucesso de todos!

1º Ano

GÊNEROS LITERÁRIOS, CLASSICISMO E LITERATURA DE INFORMAÇÃO

Consulte seus registros do caderno e livro didático Português Linguagem: páginas 33 a 35; 136 a 156; 174 a 180. 

A seguir, responda às questões propostas:
1-      Quantos e quais são os gêneros literários?
2-      Defina cada um desses gêneros.
3-      Conforme exposto nas páginas 136 e 138, explique o que é Renascimento.
4-      Que nome se dá as manifestações do pensamento Renascentista na Literatura?
5-      Por que o período quinhentista no Brasil foi chamado de Literatura de Informação?
6-      Qual foi o primeiro texto escrito em nosso país? Quem é o autor?
7-      Além da Literatura de Informação, que outra modalidade literária foi desenvolvida aqui no período quinhentista?
8-      Exponha características da literatura de Pe. José de Anchieta?
9-      Explique a frase: “Foi, porém, com o teatro que Anchieta cumpriu plenamente sua missão catequética”
10-    Qual era o público atingido pela produção de Anchieta?

2º Ano

ROMANTISMO: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÃO POÉTICA

Consulte seus registros do caderno e livro didático Português Linguagem: páginas 58 a 65; 84 a 96; 113 a 121. A
seguir, responda às questões propostas:

1- Defina a primeira geração do Romantismo:
a) Objetivo:
b) Características:
c) Principais autores:

2- Defina a segunda geração romântica:
a) Objetivo:
b) Características:
c) Principais autores:

3- Defina a terceira geração romântica:
a) Objetivo:
b) Características:
c) Principais autores:

4- Na página 61, há uma atividade baseada no canto IV de I-Juca-Pirama. Faça-a, e registre suas respostas (não é necessário perguntas)

5- Leia agora o poema Ideias íntimas, de Álvares de Azevedo, e responda ao exercício contido na página 89 (somente respostas)

6- Por que a terceira geração da poesia romântica é também chamada de Condoreira?

3º Ano

PRÉ-MODERNISMO E VANGUARDAS ARTÍSTICAS

Consulte seus registros do caderno e livro didático Português Linguagem: páginas 12 a 27; 43 a 55. A seguir, responda às questões propostas:

1- Defina Pré-Modernismo e suas principais características.

2- Leia o fragmento do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma (livro pg. 19) e responda ao que está proposto. (Somente respostas)

3- A partir do trecho do Manifesto Futurista (livro pg. 44), faça a atividade interpretativa presente nas páginas 44 e 45. (Somente respostas)

IMPORTANTE: SOBRE REDAÇÃO


O conteúdo de redação para recuperação está aqui no blog. É o mesma postagem que eu já havia feito: características de texto dissertativo e os erros mais comuns. Basta retomar as explicações e verificar aquilo em que vocês não foram bem nas últimas provas para realizar uma nova avaliação sem erros. 

2 comentários:

  1. Olá Danielle

    Sou professora de uma escola estadual e estou aqui lhe convidando para conhecer nosso blog de LIBRAS onde o nosso objetivo é expandir a Língua de Sinais, pois somos escola pólo para atendimento da pessoa com deficiência auditiva.
    Se você tiver um tempinho e interesse pelo assunto, venha nos visitar. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. oii danii,
    cade o slaid do realismo/naturalismo que vc estava passando na sala para o 2º ano??
    posta ai pra mim copiar!
    =)

    ResponderExcluir

Flickr