2 de mar de 2010

Atenção 8ª séries: CONTO "GENNARO", (ROMANTISMO)

Olá, pessoal da 8ª série (Agora é 9º ano, né?!!!!)

Conforme informei em sala, deixo aqui o link para o conto Gennaro (clique aqui para ler), parte da obra Noite na Taverna. Esse conto está entre as histórias contidas no nosso livro "Histórias do Romantismo". Bem, como o livro ainda não chegou, vamos adiantando nossa vida, né?!!! 
Vocês deverão ler o conto, buscar compreendê-lo e então responder ao que é pedido abaixo. Muiiiiiiiiiito importante é perceber que se trata de um conto do período literário chamado de Romantismo, mais especificamente do Ultrarromantismo, onde o amor e a ideia de morte estão sempre presentes.

Outras características são os cenários sempre escuros, sombrios, a noite como lugar dos acontecimentos mais misteriosos. Há também uma aura de depressão, de remorso, de tristeza, melancolia que norteia as produções dos ultrarromânticos. Precisa ser observada a participação da mulher: muitas vezes descrita como um ser branco, alvo, pálido, semelhante a um anjo. O amor é platônico, ou seja, não há contato físico, apenas idealização, desejo, fantasia. Pode ser que no decorrer da história o contato venha a realizar-se, porém é relevante observar como a mulher se torna alvo da veneração do homem, como se fosse uma entidade divina, pura, perfeita.

Bom trabalho, pessoas chiques e internacionais!

Lembre-se que é para a próxima aula (dia 09/03).
Solicitei a vocês três recortes de revistas, iguais àqueles que trabalhamos em sala hoje.  Escolham três gravuras, imagens interessantes e cole-as em uma folha de cartolina, ou qualquer outro papel mais durinho, e leve para a sala na próxima terça.

É para terça também o texto que VOCÊS não terminaram hoje e a ficha literária!

Beijão!!!!

Um comentário:

  1. beijado no sepulcro do cavalo de bertram, te amo fessora.

    ResponderExcluir

Flickr