29 de out de 2009

Me dá uma mão, ou me dá um mamão?

 
Cacofonia.

Já aconteceu com você de, ao ouvir determinada frase, percebeu que surgiu uma terceira palavra, dando duplo sentido, que não pertencia ao contexto e, por fim, se tornou desagradável aos seus ouvidos?

Isso é cacofonia. Define-se cacofonia sons desagradáveis, muitas vezes pela junção de duas palavras, que, ao pronunciadas, podem dar um tom pejorativo, engraçado ou obsceno.

Veja alguns exemplos comuns de cacofonias:

-Quero muito beijar a boca dela. (CADELA)
-Amo muito essa fada. (SAFADA)
-Me dá uma mão? (MAMÃO)
-Eu sei que amo ela. (MOELA)

Devo enfatizar aqui que a simplicidade e coerência são fatores decisivos para quem deseja um bom desempenho em provas de redação de vestibular e provas de instituições e órgãos governamentais. A cacofonia é, de longe, notada pela banca examinadora, devendo ser evitada tanto na linguagem escrita como na coloquial.

Pior ainda é a cacofonia que leva a termos deselegantes, que as pessoas educadas evitam.
Um exemplo disso está em um agradecimento por parte da apresentadora do programa "Superpop", Luciana Gimenez feito à mãe, a atriz Vera Gimenez:

"Mãe, queria agradecer por você ter me tido."

Desagradável, não acham?

Quando a cacofonia aparece em uma frase, ela pode, ou de fato, invalida todo o parágrafo, ou às vezes toda a redação. Não vai querer correr o risco de perder todo seu tempo, esforço e criativiade por causa da má colocação ou mau uso de apenas duas palavras, não é mesmo?

Fonte: http://crasesemcrise.blogspot.com

4 comentários:

  1. Esse efeito do português é muito engraçado. E essa aí da Gimenez?

    ResponderExcluir
  2. O contador que utilizo no meu blog foi retirado do site http: www.geovisite.com/pt/. Acesse e veja os modelos de contadores que lá existem. Qualquer dúvida é só falar. Até mais!

    obs: os contadores desse site também indicam a nacionalidade dos internautas que entraram no blog.

    ResponderExcluir
  3. Ontem, por um acaso estava na aula de inglês e o professor falou disso pq tinha uma frase com o nome "Gina". Ele disse que quando fosse numa competição e fosse torcer para Gina, o povo ficaria gritando:

    Vai Gina! Vai Gina! (olha que cacofonia)

    ResponderExcluir
  4. Hi dear friends, thanks for your visit :), hope to see you back again, have a beautiful day

    ResponderExcluir

Flickr